Saecil
19/04/2023
Na segunda-feira, 10 de abril, servidores da SAECIL realizaram uma visita técnica ao SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgotos da cidade de Indaiatuba onde puderam acompanhar o funcionamento do Centro de Controle de Operações (CCO) utilizado pela autarquia, além de uma das Estações de Tratamento de Água (ETA), denominada ETA I – Vila Avaí.
Acompanhados pela Técnica em Sistemas de Saneamento, Liebe Santolin, foi apresentada aos servidores lemenses a ETA I – Vila Avaí, atualmente com capacidade de tratamento de 400 litros por segundo, abastecendo a Zona Norte e o Centro de Indaiatuba e tendo as represas do Cupini e Morungaba e o Rio Capivari-Mirim como fontes de captação de água bruta. Graças a visita, foi possível conhecer as semelhanças e as diversas possibilidades de melhorias dos sistemas de tratamento de água adotados pelo SAAE e pela SAECIL, além de ser uma excelente oportunidade para complementar conhecimentos e trocar experiências no que diz respeito ao controle de qualidade e manutenção adequada do sistema para garantir a segurança e a saúde da população.
Thiago Dutra, Chefe da Unidade Técnica de Controle Operacional, apresentou o CCO utilizado pelo SAAE que opera 24 horas de forma ininterrupta e conta com 11 funcionários responsáveis pelas diversas atividades atribuídas ao setor. Implantado através do Programa de Redução de Perdas, tem como objetivo melhorar a eficiência do sistema de abastecimento e diminuir o desperdício de água tratada. O Sistema Integrado de Monitoramento, Controle, Simulação e Tomada de Decisão (SIMCOST), controla e monitora 57 reservatórios e 14 elevatórias de água tratada, além de 10 válvulas de acionamento remoto, 23 pontos de macromedição de água tratada, 7 pontos de macromedição de água bruta e os níveis operacionais da Represa do Mirim e de seu poço de drenagem, mostrando em tempo real a situação de cada Unidade Remota.
“A troca de experiência é fundamental para ampliarmos o conhecimento técnico de nossos servidores, onde é possível conhecer as tecnologias empregadas por outros sistemas de saneamento básico e ampliar as possibilidades de melhorias em nosso município, a fim de proporcionar um sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto cada vez mais eficiente e com serviços de qualidade. Tenho certeza de que voltamos com muitas ideias e muito know-how do que deveremos implementar no futuro na autarquia lemense”, comentou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
Estiveram em Indaiatuba as seguintes pessoas: Maurício Ramos – Diretor Presidente, Giuliano Maia – Divisão de Controle de Perdas, Elder Barros – CCO, Daiane Bertini – CCO, Grazielle Alfinete – CCO e Carlos Airton Coutinho – consultor externo.