Saecil
15/05/2024
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme vai substituir um reservatório metálico existente no Jardim São Joaquim. A substituição ocorre devido a um dos reservatórios do local já possuir mais de 20 anos e não apresentar condições de operar dentro do Sistema Jardim Santana (Setor Vermelho) de distribuição de água tratada no município.
A autarquia publicou o Edital de Pregão Eletrônico Nº 07/2024, que prevê a aquisição de um reservatório metálico para armazenamento de água tratada, tipo cilindro vertical, com capacidade para 240 mil litros, a ser instalado na base de concreto existente no Reservatório São Joaquim.
“A substituição ocorrerá em virtude de que um dos dois reservatórios existentes no local está desativado, sendo necessário um novo, atual, que consiga suprir a demanda da autarquia na região no que diz respeito ao armazenamento e distribuição de água tratada. Não haverá ganho de reservação, porém, teremos a infraestrutura adequada para manter o sistema de abastecimento de água atualizado e da maneira correta para suprir as necessidades da população”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
Em 2024, a autarquia também está construindo um novo reservatório de água na Estação de Tratamento de Água, com capacidade para 3 milhões de litros. A obra está em andamento e deve ser entregue nos próximos meses. Além disso, serão construídos dois novos reservatórios no Jardim Bonsucesso, que terão a finalidade de ampliar a capacidade de armazenamento e a pressão da água em toda a região.
“Na região do Jardim Bonsucesso, que compreende Jardim Bonsucesso, Eloisa, Vanessa, Adelina, Ana Lúcia, Jequitibá e Graminha, serão feitos investimentos para se evitar queda da pressão da água em horários de maior consumo, o que geram queixas dos moradores. Os técnicos da Saecil fizeram um estudo completo e identificaram que apenas a construção desses reservatórios resolveria este problema e, imediatamente, demos início ao projeto, que está em fase de finalização e, muito em breve, deverá ser publicada a licitação para contratação da empresa que executará os serviços de construção desses reservatórios. É uma demanda antiga e que vai ser solucionada de uma vez por todas”, completou Maurício Ramos.
Atualmente, a Saecil conta com 24 reservatórios, totalizando 28,255 milhões de litros em reserva de água. Com a construção desse novo reservatório semienterrado na ETA, com capacidade para 3 milhões de litros, e mais a construção dos 2 reservatórios no Jardim Bonsucesso, um apoiado e um elevado, com capacidade para 1,25 milhão de litros, a capacidade de reservação de água da Saecil será de 32,505 milhões de litros.