Saecil
14/11/2024
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme vai intensificar o serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo. O objetivo é manter as galerias de águas pluviais limpas e desobstruídas, a fim de garantir o correto escoamento das águas das chuvas e evitar transtornos com enchentes nos períodos chuvosos.
Para a realização do serviço, a autarquia contratou, por meio de processo licitatório, uma empresa para ampliar o número de bocas de lobo limpas e desobstruídas nos próximos meses. A empresa será responsável pela limpeza de caixas de galerias simples e duplas, envolvendo a remoção de entulhos, detritos e demais materiais que venham a obstruir as caixas de galerias, permitindo a captação de águas pluviais, incluindo mão de obra, equipamentos, ferramentas, veículos, acessórios e a correta destinação do material resultante.
“A terceirização permite que ampliemos o número de bocas de lobo limpas no município, principalmente no período de grande volume de chuva, promovendo melhor escoamento nas galerias. Além disso, os servidores da autarquia serão deslocados para a manutenção de água e esgoto, dando amplitude aos serviços ofertados à população, com mais rapidez e qualidade. A Saecil tem feito diversas obras para combater enchentes em alguns pontos da cidade; no entanto, sempre nos deparamos com o descarte irregular de lixo em vias públicas e em bocas de lobo, o que acaba por entupi-las e dificultar o melhor escoamento das águas pluviais. Bocas de lobo entupidas, além de problemas de alagamentos, podem causar mau cheiro e o surgimento de insetos e ratos. Precisamos da colaboração de todos para minimizar os problemas e termos mais eficiência no escoamento da água de chuva no município”, afirmou Maurício Ramos, diretor-presidente da Saecil.
De janeiro a outubro de 2024, a Saecil já realizou 231 (duzentas e trinta e uma) ordens de serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo, e, com a terceirização, estão previstos 2.000 (dois mil) serviços de limpeza nos próximos doze meses.
A população pode auxiliar a Saecil, praticando as seguintes ações:
- Não jogar lixo nas ruas, nos terrenos baldios, nas margens dos córregos e rios.
- Colocar o lixo para fora de casa próximo ao horário da coleta.
- Acondicionar o lixo em sacos bem amarrados, evitando, assim, insetos, ratos e consequentes doenças.
- Colaborar com a coleta seletiva, diminuindo, dessa forma, a quantidade de lixo a ser descartado.
- Não deixar materiais de construção em terrenos sem proteção ou nas calçadas, de forma a evitar que parte deles seja arrastada pelas chuvas.
Ao ver uma boca de lobo com lixo e indícios de entupimento, a população pode ajudar a Saecil na manutenção, entrando em contato pelos telefones 0800-771-6231 ou 3573.6200, informando o local e solicitando a limpeza.