Saecil
26/04/2023
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme usa uma tecnologia, denominada geofone, para identificar vazamentos de água na rede de abastecimento e combater a perda hídrica no município.
De janeiro a meados de abril deste ano foram reparados 83 vazamentos não-visíveis os quais puderam ser identificados com o auxílio do geofone, outras 73 solicitações foram feitas por contribuintes para localizar vazamentos dentro dos imóveis, além das 22 inspeções feitas em várias ruas da cidade, as quais estavam dentro do cronograma de recapeamento asfáltico da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano.
O serviço de “caça vazamentos” é realizado de forma que um servidor, de posse do equipamento, realiza uma escuta a cada determinado espaço, até identificar o local onde o ruído é maior, sinalizando o lugar exato do vazamento. O geofone revela um vazamento não aparente, superfial e subterrâneo, permitindo que ele seja reparado antes que o problema aumente, atuando diretamente no combate a perdas hídricas.
“É uma tecnologia que nos auxilia no combate a perdas hídricas e faz com que a autarquia atue de forma a zelar cada vez mais pela eficiência do sistema de abastecimento de água. É um serviço a disposição da autarquia e do cidadão, que pode solicitar o serviço, pagamento uma taxa, lembrando que a Saecil só vai identificar o vazamento nos imóveis do contribuinte, não podendo realizar o serviço de reparo, que deve ser custeado pelo próprio contribuinte, contratando um profissional para realizar tal procedimento de reparo”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
A população pode solicitar o serviço diretamente na sede da Saecil, localizada na Rua Padre Julião, 971, Centro. Lembrando que o serviço tem o custo de R$ 207,53 e inclui apenas a identificação ou não do vazamento, não incluindo os reparos no interior dos imóveis, que deverão ser realizados por profissionais hidráulicos, custeados pelo contribuinte solicitante.