Saecil
06/12/2024
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme tem realizado diversas obras objetivando enfrentar alguns problemas de alagamentos no município. O Jardim Ariana é mais um ponto a receber obras de construção de galerias de águas pluviais e bocas de lobo, com a finalidade de melhorar o escoamento de água de chuvas.
O serviço consiste na construção de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e poços de visitas em trechos da Rua Antônio Poletti até o Córrego Ribeirão do Meio. Ao todo, são 712 metros de galerias de águas pluviais de redes mestras e 132 metros de ramais, com tubulações de 400, 600, 800, 1.000 e 1.200 milímetros, e também estão sendo construídas 14 novas bocas de lobo e 16 novos poços de visitas, bem como a interligação, nos novos ramais, de 10 bocas de lobos já existentes naquele setor.
“As regiões do Jardim Itamaraty e Jardim Ariana têm enfrentado, ao longo dos anos, problemas com alagamentos em setores mais suscetíveis a enchentes e, por isso, vêm recebendo obras que visam minimizar os impactos provocados pelas chuvas mais intensas. A obra na Rua Antônio Poletti já está 95% concluída e, nessa última chuva mais forte, pudemos observar as novas galerias em operação, sendo que os resultados, para aquele volume de água, foram bons. Assim, pensamos que, após a conclusão de todas as ações planejadas pela Saecil para a região, conseguiremos reduzir sensivelmente o problema de cheias nesses pontos mais críticos dos bairros”, afirmou Maurício Ramos, diretor-presidente da autarquia.
Além da rede de galerias e bocas de lobo na Rua Antônio Poletti, que teve investimento aproximado de R$ 1,2 milhão, outras localidades do Jardim Itamaraty e Ariana receberam obras contra alagamentos, como a rede de galerias e bocas de lobo na Rua Martha Denzin com a Avenida João Arrais Seródio Filho, no Jardim Shangri-lá, e o desassoreamento do Córrego Ribeirão do Meio, e, em 2025, serão executadas a rede de galerias na Rua Pedro Calixto, no Jardim Grossklauss, que tem o projeto pronto e será feita por equipe própria da Saecil, e a rede de galerias e bocas de lobo na Rua Luiz Imposseto, no Jardim Itamaraty, atualmente em fase de estudos e que deve ser realizada até o final de 2025.