Saecil
06/06/2024
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme vem realizando diversas obras de drenagem no município com o objetivo de amenizar os efeitos de enchentes provocadas por fortes chuvas e que são motivos de reclamações há anos no município.
Três obras de drenagem já foram realizadas pela Saecil: no Jardim das Palmeiras, a Rua José da Costa recebeu obras de prolongamento de rede de galerias e construção de três bocas de lobos, ações que amenizaram os efeitos do escoamento de águas pluviais pelo local; no Jardim Sahngrilá, a Rua Marta Denzin e a Avenida João Arrais Seródio Filho receberam obras de construção de rede de galerias de águas pluviais e bocas de lobo até o Córrego Ribeirão do Meio, fato que também contribuiu para amenizar os efeitos de pontos de alagamentos na área; outra região que já recebeu obras de drenagem foi o Jardm Lemense, com a construção de galerias e bocas de lobo na Rua Francisco Lombardi até o início do Córrego Batinga, na Avenida Carlo Bonfanti. Essa obra, realizada em 2022, evitou alagamentos na Rua Vitório Luppi, que sofria com os efeitos do escoamento de águas pluviais na região.
O bairro Cidade Jardim está recebendo obras de drenagem para evitar enchentes nas imediações da Faculdade Anhanguera. A Saecil realiza a construção de uma rede de galerias que vai da Rua Luis Galhardi, próximo à Etec, até a Avenida Felipe Kather, chegando ao Córrego Água Espraiada, com o objetivo de resolver o problema de alagamentos pela região.
Nos próximos meses, será a vez do Jardim Itamaraty receber obras contra enchentes. Na Rua Pedro Calixto, as equipes da Saecil realizarão o prolongamento de rede de águas pluviais e construção de bocas de lobos nos dois lados da EMEF “Prof. Mário Zinni” e tem por objetivo desviar o fluxo de água e melhorar o escoamento na Rua Portinari, no Jardim Ariana.
Outras duas ações estão em fase de licitação e deverão ser iniciadas em breve. Uma delas será na Rua Antonio Poletti até o Ribeirão do Meio, próximo à EE “Orlando Leme Franco”. A obra consiste na construção de rede de galerias e bocas de lobo com o objetivo de desviar o excesso de água da região do Jardim Ariana diretamente para o rio, evitando que as águas de chuvas cheguem à Rua Segundo Faciolli, no Jardim Ariana, amenizando os efeitos na região. A outra ação contra enchente se dará na região das Ruas Rita Ismael e José Lopes Silva, área mais baixa do Jardim Lemense. Ali, será construída uma Estação de Bombeamento de Águas Pluviais, que será composta de uma caixa de retenção e um sistema de bombeamento automático, que, à medida que as chuvas mais intensas ocorrem, o bombeamento é acionado, retirando a água do ponto mais baixo do setor e enviando-a diretamente ao Córrego Batinga.
Já o Ribeirão do Meio, na região da Rua Leônidas Castro Mendes, próximo à Wesley’s Car, passará por um processo de desassoreamento, a fim de retirar o excesso de areia do fundo do rio e melhorar o fluxo de água durante as chuvas mais intensas.
“A Saecil tem mapeado todos os pontos preocupantes em relação a alagamentos e enchentes. Cientes disso, a prioridade foi desenvolver estudos e projetos para que pudéssemos iniciar as obras de drenagem e amenizar os efeitos provocados pelas chuvas. Alguns desses projetos já foram executados e o resultado foi muito positivo; temos um em andamento na Cidade Jardim e, nos próximos meses, devemos ter mais outras obras contra enchentes iniciadas. Há, ainda, outros projetos em fase de estudos para resolução de outros problemas, os quais demandam engenharia e recursos financeiros, e que já estão sendo conduzidos pelos técnicos da autarquia”, afirmou o prefeito Claudemir Borges.
PROJETOS DE DRENAGEM EM FASES DE ESTUDOS TÉCNICOS E DE ENGENHARIA
São 3 projetos em estudos técnico e de engenharia: um, na região da Praça Allan Kardec, na Avenida José Moreira de Queiroz com a Rua Euclides da Cunha; outro na área do Jardim Itamaraty, compreendido as imediações do Posto Bremenn, na Rua João Correa Sampaio; e outra ação no bairro Bom Jesus, próximo à sorveteria Bambi e ao Nelinho Motos, na esquina, entre a Avenida Dr. Jambeiro Costa com a Rua Vitório Luppi.
DRENAGEM NA AVENIDA CARLO BONFANTI
As ações contra enchentes na Avenida Carlo Bonfanti, que sempre é motivo de preocupação quando ocorrem chuvas mais intensas, vêm recebendo estudos técnicos de viabilidade. A Saecil já realizou todo o levantamento da canalização do córrego, estudos de sondagem e de bacia de contribuição, estudos esses que já foram concluídos e já estão em nova etapa para a resolução do problema. Agora, os profissionais da Saecil estão buscando as melhores soluções de engenharia para que seja atendida a demanda, objetivando resolver, ou minimizar, os efeitos das fortes chuvas por toda a extensão da Avenida. Além de projetos técnicos, é necessário um estudo de viabilidade financeira, que deverá receber recursos próprios da autarquia e parcerias com os governos Estadual e Federal.
OUTROS PROJETOS EM ESTUDOS
Há, ainda, outros projetos em estudos contra enchentes. O prolongamento de redes de águas pluviais na Rua Antonio Santucci, nas proximidades da Limatur, que dará melhor escoamento de águas pluviais, amenizando os alagamentos nas Ruas Antonio Porto e Antonio Santucci.
Nos próximos dias, a Saecil também dará início à construção de 30 canaletas de concreto em diversos bairros do município, a fim de melhorar o fluxo de águas de chuva.