Saecil
28/11/2024
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme tem realizado várias obras e serviços em Leme para combater enchentes e alagamentos em diversos pontos do município. Algumas regiões já receberam obras, outras estão em andamento e, futuramente, novas serão executadas para minimizar os impactos provocados por grandes volumes de chuvas.
No Jardim Itamaraty e no Jardim Ariana, a autarquia realiza um conjunto de obras para minimizar os efeitos provocados pelas chuvas. Uma delas é o desassoreamento do Ribeirão do Meio, que tem por objetivo dar mais vazão às águas pluviais em chuvas de grandes volumes.
De imediato, estão sendo realizados os trabalhos de desassoreamento do Ribeirão do Meio, na Avenida Joaquim Lopes Aguila, compreendido entre a Praça Nove de Julho até a Escola Estadual “Prefeito Orlando Leme Franco”. São 600 metros de curso d’água desassoreados, o que vai melhorar a vazão de água no trecho.
Além disso, outros 1.400 metros de curso d’água nos córregos e rios do município receberão os serviços de desassoreamento. São 600 metros de curso d’água no Córrego do Glória, trecho no interior da Rotatória da Praça Nove de Julho, na Rua Abilio Correa Sampaio paralelo com a Av. Santa Izabel; também são 500 metros do curso d'água do Ribeirão do Meio, na Avenida Joaquim Lopes Aguila, entre a Praça Luiz Sandoval e a Av. Sete de Setembro; e outros 300 metros do curso d'água “Água Espraiada”, Av. Felipe Kater com a Av. Amália de Oliveira Lima; além de outros trechos para os quais sejam necessários a realização de tal ação.
“O desassoreamento vai melhorar a vazão da água de chuvas, principalmente em locais que são pontos críticos. A Saecil tem realizado diversas obras de construção de galerias pluviais e bocas de lobo, as quais levam as águas de chuvas captadas nesses locais para os nossos córregos e rios, e vamos precisar ter maior vazão nessas áreas para que o escoamento das águas pluviais seja mais efetivo e minimize os impactos, em especial em pontos de alagamentos quando ocorrem fortes chuvas. O objetivo é retirar o excesso de areia e lodo do fundo do Córrego Ribeirão do Meio e também de outros córregos, e assim dar mais vazão, e esperamos que resolva ou minimize os impactos das águas de chuvas nesses locais. A Saecil tem trabalhado para enfrentar e resolver esses problemas de enchentes e, dentro do nosso planejamento, estamos avançando ano a ano até atingir 100% dos pontos críticos em nosso município”, afirmou Maurício Ramos, diretor-presidente da autarquia.
Somado ao trabalho do desassoreamento do Córrego Ribeirão do Meio, as regiões do Jardim Itamaraty e Ariana receberam diversas obras contra enchentes, como as redes de galerias e bocas de lobo na Rua Martha Denzin com a Avenida João Arrais Seródio Filho, no Jardim Shangrilá, e as redes de galerias e bocas de lobo na Rua Antonio Poletti, no Jardim Ariana. Em 2025, serão feitas redes de galerias na Rua Pedro Calixto, no Jardim Grossklauss, que já tem o projeto finalizado e programação de execução por equipe própria da Saecil, bem como a construção de redes de galerias e bocas de lobo na Rua Luiz Imposseto, no Jardim Itamaraty, que está em fase de estudos e previsão de realização até o final daquele ano.