Saecil
03/05/2023
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos de Leme investe no tratamento de água e a reservação de água é uma das iniciativas da autarquia para garantir o máximo armazenamento de água entre o tratamento e o consumo com os objetivos de suprir as variações horárias de consumo, garantir a adequada pressurização do sistema de distribuição e garantir reservas de emergência em caso de interrupção do sistema de tratamento e distribuição de água tratada.
Atualmente, a autarquia possui 24 reservatórios de água, com capacidade para 28,255 milhões de litros, todos monitorados por sistema de telemetria e que garantem o abastecimento de água em todas as regiões do município.
Na ETA – Estação de Tratamento de Água são 5 Reservatórios semienterrados com capacidade para 12 milhões de litros em reservação de água. Na região leste da cidade, o reservatório do Jardim Santana possui 3 reservatórios semienterrados e 1 reservatório elevado, com capacidade para 8,150 milhões de litros de água em reservação e no Jardim São Joaquim com 2 reservatórios elevados com capacidade para 300 mil litros de água cada. Já na região oeste do município, tem o reservatório do Jardim Santa Helena, com 1 reservatório apoiado e 1 elevado, com capacidade para 1,5 milhão de litros.
Na região central, a autarquia dispõe do Jardim Capitólio, com 1 reservatório elevado com capacidade para 250 mil litros em reserva e o Jardim Santa Maria, com 1 reservatório semienterrado e 1 elevado, com capacidade para 2,250 milhões de litros. A região sul são 3 pontos, 1 reservatório elevado no Jardim Ernesto Esgarboze, com capacidade para 750 mil litros de água, 1 reservatório apoiado e 1 elevado no Jardim Empyreo com capacidade para 1,25 milhão de litros e o Jardim Santa Carolina, com 1 reservatório apoiado e 1 elevado com capacidade para 1,25 milhão de litros em reservação de água.
A zona rural também é contemplada com reservatórios. O Taquari Ponte possui um reservatório elevado com capacidade de 155 mil litros, já o Taquari Bairro e o Bairro Caju possuem 1 reservatório elevado de 50 mil litros cada.
“A reservação de água é fundamental para suprirmos as necessidades de abastecimento de nossa cidade. Hoje, todas as regiões são contempladas e já iniciaremos a construção de mais 2 reservatórios, ampliando em 4,250 milhões de litros a nossa capacidade de reserva d’água. A Saecil tem feito todo um mapeamento para ampliar sua capacidade no sistema de abastecimento de água, com um novo projeto de captação, o qual já mapeamos todos os recursos hídricos no município e estamos em fase de estudos da vazão de água em cada ponto e já estamos projetando a ampliando e modernização da nossa Estação de Tratamento de Água, o que vai suprir a demanda de água por várias décadas no município, sempre antecipando por meio do planejamento sustentável da autarquia”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
Os novos reservatórios de água a serem construídos são: 1 na Estação de Tratamento de Água, com capacidade para 3 milhões de litros de água, o qual o processo licitatório deve ser publicado em maio deste ano e 1 reservatório apoiado e 1 reservatório elevado, em fase preliminar de estudos, que devem ser construídos na região do Jardim Graminha, com capacidade para 1,250 milhão de litros.