Saecil
23/11/2023
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme passa a contar com mais um importante equipamento tecnológico no dia a dia das atividades desenvolvidas pela autarquia. Trata-se do equipamento Georadar, que tem por objetivo identificar interferências subterrâneas com extrema exatidão.
O equipamento vai permitir que a Saecil mapeie todo o sistema de saneamento básico de Leme, seja na distribuição de água ou na coleta de esgoto. O Georadar é uma metodologia que consiste na coleta de dados subterrâneos por meio de sensor que se desliza sobre a superfície, possibilitando a compilação de dados de seu posicionamento, profundidade e o tipo de material que compõe o aterro e a interferência. É um equipamento capaz de enxergar as tubulações de forma exata, por meio da emissão contínua de ondas eletromagnéticas no solo, proporcionando mais agilidade e assertividade no levantamento das informações.
“É mais um implemento da tecnologia a favor do saneamento básico de Leme. É um carrinho portátil, com um painel de controle e uma tela, onde o operador vai deslizando o equipamento pela rua e as imagens captadas do solo podem ser visualizadas e interpretadas em tempo real. O Georadar vai nos permitir que, antes de fazermos uma intervenção no solo, tenhamos com exatidão se naquele local passa galerias, dutos de água, gás e que tipo de material consiste ali, pois ele detecta materiais metálicos, de PVC e concreto, permitindo que a Saecil mapeie com exatidão toda a sua estrutura de rede de água e esgoto, evitando maiores transtornos e prejuízos nos serviços diários realizados pela autarquia. Com isso, vamos minimizar a margem de erro e dar uma pronta resposta ágil as demandas que a Saecil tem com o saneamento básico em nosso município”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da autarquia.
Com o equipamento, a Saecil poderá identificar ligações clandestinas, que é muito importante para o combate as perdas hídricas e notificar as ligações irregulares, uma vez que trazem sérios prejuízos para o abastecimento de água, devido ao fato de reduzirem a pressão da água nas residências da vizinhança, provocar furos nas tubulações e até mesmo influenciar nos valores da tarifa de água.