Saecil
01/04/2024
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme vem realizando a reconstrução de talude na Avenida João Arrais Seródio Filho. O local foi afetado pelas fortes chuvas no passado, acarretando estragos no talude do Córrego Batinga, no trecho próximo ao Colégio Objetivo.
A reparação do trecho danificado visa restabelecer o local e dar mais segurança no tráfego na região. Com a recomposição da área danificada, bem como a reconstrução da mureta lateral, o trecho, que ficou interditado por alguns dias, atualmente já está liberado para o tráfego de veículos.
“Quando do ocorrido, nossa Divisão Técnica de Projetos, Obras e Meio Ambiente, por meio de diversos estudos técnicos, constatou a necessidade de substituição do atual sistema de canalização do trecho compreendido. Hoje, o local tem um sistema do tipo “gabião” e precisa ser substituído por “aduelas”, o que trará maior praticidade, segurança, durabilidade e melhorará o fluxo e velocidade das águas pluviais”, comentou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
O projeto para substituição do sistema de canalização está estimado em aproximadamente R$ 4,5 milhões e deverá ser realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, por meio de convênio, porém, até o momento não foi feito o repasse de recursos para início dos tramites licitatórios e início da substituição da canalização atual.
“A substituição do sistema de canalização é essencial e deverá ser feita em breve. O Governo do Estado havia sinalizado de que todo o projeto seria aprovado, deste modo, a Saecil aguardava para que fizesse a obra toda e não apenas o trecho em questão, porém, tal expectativa não se concretizou e decidimos pela reconstrução do trecho mantendo o atual sistema de canalização, enquanto aguardamos a vinda desses recursos e que seja realizada a substituição da canalização”, complementou Maurício.
Segundo o cronograma de obras, toda a reconstrução do trecho deverá ser finalizada no prazo de 30 a 45 dias, porém, a obra já avançou, permitindo a liberação do tráfego pelo local, causando menos transtornos aos usuários da via pública.