Saecil
05/04/2024
A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme iniciou em dezembro de 2023 a construção de um novo reservatório semienterrado com capacidade para 3 milhões de litros de água, na ETA – Estação de Tratamento de Água, localizada à Rodovia Anhanguera, Km 192,8.
As obras seguem em ritmo acelerado e têm por objetivo ampliar a capacidade de reserva e distribuição de água. Atualmente, a autarquia conta com 5 reservatórios na ETA, totalizando 12 milhões de litros em reservação de água. Com o novo reservatório, a ETA passará a ter 15 milhões de litros em reserva de água.
O investimento para construção do reservatório é de R$ 2.849.999,18 (dois milhões, oitocentos e quarenta e nove mil, novecentos e noventa e nove reais e dezoito centavos), por meio do processo licitatório, modalidade Tomada de Preços Nº 03/2023.
“A Saecil tem por objetivo sempre investir em saneamento básico de qualidade e a reservação de água é um desses investimentos necessários. É por meio dos reservatórios que a autarquia consegue manter o abastecimento de água sem que a população seja prejudicada em casos como os de vazamentos, manutenções ou interrupções dos serviços de distribuição de água. Quando ocorre algum problema, os nossos reservatórios garantem algumas horas de distribuição e ampliar essa demanda é necessário para sempre conseguirmos atender as necessidades da nossa população”, afirmou Maurício Ramos, diretor presidente da Saecil.
Atualmente, a Saecil conta com 24 reservatórios, totalizando 28,255 milhões de litros em reserva de água. Além da construção desse novo reservatório semienterrado na ETA, com capacidade para 3 milhões de litros, há a previsão de construção de mais 2 reservatórios no Jardim Bonsucesso, um apoiado e um elevado, com capacidade para 1,25 milhão de litros. O objetivo é ampliar a pressão na rede de abastecimento de água na região do Jardim Bonsuceso, que engloba os bairros Eloisa, Vanessa, Ana Lúcia, Jequitibá, Graminha e todas as adjacências, uma vez que o local ainda é abastecido, por gravidade, pela água vinda diretamente da ETA e, com a construção dos reservatórios, vai permitir mais pressão na rede e melhorar o abastecimento de água aos cidadãos. Com esses novos reservatórios, a autarquia ampliará a capacidade de reservação de água para 32,505 milhões de litros de água em seus reservatórios.