*Atualização 25/11/2025 08:58
A SAECIL - Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme informa que temporais que foram motivo de alerta pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, registrados na noite de domingo (23 de novembro de 2025) nos afluentes que abastecem o Ribeirão do Roque, provocaram um aumento significativo de sedimentos e matéria orgânica no manancial responsável pelo abastecimento de água da cidade. O excesso de impurezas trazidas pelo rio elevou a turbidez da água bruta a níveis muito acima do comumente registrados na Estação Captação de Água da Autarquia mesmo em períodos de fortes chuvas, circunstância que dificultou o processo de tratamento e que pode interferir na aparência final da água.
Diante dessa situação, que foi também observada em outras cidades da nossa região, as operações da ETA (Estação de Tratamento de Água) foram temporariamente interrompidas nesta segunda-feira (24 de novembro de 2025) para que equipes realizassem manutenção emergencial e limpeza de decantadores e filtros.
Os índices de turbidez estão voltando ao normal de forma gradativa, com estabilização do sistema prevista para os próximos dias. Portanto, a SAECIL pede a compreensão dos moradores durante o período de instabilidade, recomendando o uso consciente da água e trabalha de forma contínua para restabelecer o sistema e garantir a qualidade da água fornecida à população.