Saecil
16/12/2024
No último dia 06 de dezembro de 2024, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo julgou regulares as contas da Saecil no exercício de 2023.
O Tribunal de Contas do Estado analisa toda a gestão da autarquia, desde aspectos econômico-financeiros até a prestação dos serviços de qualidade ao cidadão lemense. Do ponto de vista econômico-financeiro, a Saecil mostrou resultados positivos, com superávit orçamentário de 1,16%, destacando-se que apresentou execução para investimentos na ordem de R$ 8.679.575,71 (oito milhões, seiscentos e setenta e nove mil, quinhentos e setenta e cinco reais e setenta e um centavos) do seu orçamento total.
O saldo financeiro da autarquia no exercício de 2023 cresceu 5,65% e o saldo patrimonial apresentou aumento de 35,35%, o que representa uma gestão de austeridade fiscal e orçamentária e com investimentos realizados para suprir as demandas diárias na prestação de serviços de saneamento básico de qualidade aos munícipes.
Em relação às dívidas, o relatório do Tribunal de Contas apontou que a Saecil apresenta capacidade de pagamento com saldo financeiro existente, o que, mais uma vez, destaca a boa gestão e transparência com o erário. O relatório ainda destaca que a autarquia, diante de todas as evidências apuradas e apresentadas pelo TCE, demonstrou realizar os serviços necessários e de qualidade no atendimento da sociedade lemense em seus objetivos sociais.
“A Saecil é uma autarquia que presta serviços essenciais ao cidadão e que impacta também na saúde pública. Portanto, executar serviços de qualidade e que atendam as necessidades de toda a população é fundamental para a construção de uma sociedade melhor e com atenção aos serviços de água e esgoto. Para isso, uma gestão eficiente, compromissada com a transparência pública e a contínua busca por eficiência dos serviços prestados é fundamental, e, graças aos seus servidores, a Saecil tem conseguido, ano após ano, evoluir nos serviços ofertados, investindo em mais ações, com a modernização e emprego de mecanismos tecnológicos e com transparência e retidão aos princípios da legalidade, cumprindo as obrigações da Lei de Responsabilidade Fiscal. Se hoje a autarquia pode ser considerada um dos melhores sistemas de saneamento básico da região é graças ao empenho e comprometimento de seus servidores”, afirmou Maurício Ramos, diretor-presidente da Saecil.