Nota de Esclarecimento – 09/02/2026
A Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme (SAECIL) vem, por meio desta, prestar esclarecimentos à população, especialmente aos moradores do Bairro Taquari Ponte, bem como aos usuários da Estrada Municipal Antonio Lavezo (LME 119) e da Rua João dos Santos Alcatrão, ambas localizadas naquela região, acerca dos problemas ocorridos no pavimento das referidas vias e das medidas que estão sendo adotadas para a solução da questão no menor tempo possível.
Inicialmente, é importante mencionar que, no mês passado, a partir de 12/01/2026, foi iniciada a obra de execução da rede coletora de esgotos e de bombeamento, bem como a construção da estação elevatória de esgotos no Bairro Taquari Ponte. Essa ação integra o planejamento da autarquia para a inclusão de toda a área rural de Leme no sistema de tratamento de esgotos do município, representando um avanço de grande relevância social e ambiental.
A obra está sendo executada por empresa contratada pela SAECIL, por meio de licitação pública, e parte de seu escopo exigiu a abertura de valas nos trechos onde foi instalada a tubulação da rede de bombeamento, especificamente na Estrada Municipal Antonio Lavezo (LME 119) e na Rua João dos Santos Alcatrão. É comum que intervenções dessa natureza provoquem alterações na estrutura original do solo, podendo ocasionar instabilidade temporária, a qual é corrigida ao longo dos serviços por meio do processo de compactação do pavimento.
Todavia, embora a obra esteja transcorrendo dentro da normalidade e conforme o cronograma previamente estabelecido, houve, na última semana, a ocorrência de chuvas intensas em nossa região, o que prejudicou significativamente a compactação do solo realizada anteriormente pela empresa contratada. Registros indicam precipitação aproximada de 90 mm nas proximidades do Bairro Taquari Ponte, entre a quinta-feira (05/02/2026) e o último sábado.
A SAECIL lamenta os transtornos enfrentados pelos moradores e usuários das vias afetadas, agradece a compreensão de todos e reforça seu compromisso de que, tão logo cessem as chuvas, serão realizados os serviços de recuperação do pavimento, com nova compactação e nivelamento das vias, a fim de garantir a adequada estabilização do solo.