A água tratada e distribuída à população de Leme é constantemente monitorada e testada. A SAECIL – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme – realiza três tipos de testes periódicos:
- TESTE DIÁRIO: a água tratada na ETA – Estação de Tratamento de Água da SAECIL é analisada de duas em duas horas. O objetivo é avaliar os padrões de turbidez, fluoretação, cloro residual e PH, visando a regulagem fina do sistema de tratamento.
- TESTE SEMANAL: técnicos da SAECIL coletam semanalmente 20 amostras de água em pontos diferentes da cidade. Estas amostras passam por exames físico-químicos e microbiológicos. Nestas análises são avaliadas a cor, turbidez, fluoretação, cloro residual e a quantidade de coliformes totais e fecais.
- TESTE MENSAL: mensalmente amostras colhidas em diferentes pontos da cidade são enviadas a um laboratório externo que realiza exames mais aprofundados com uma grade maior de reagentes.
Além destas análises feitas pela SAECIL, quinzenalmente a Vigilância Sanitária do Município envia sete amostras de água de diferentes pontos da cidade à unidade do Instituto Adolfo Lutz em Rio Claro.
Todos os testes demonstram a qualidade excelente da água produzida e distribuída pela SAECIL, segundo os padrões exigidos por Lei. "Temos alguns pontos críticos na cidade em razão de tubulações muito antigas e que geram algumas alterações na cor da água, mas nada que comprometa o seu uso saudável", explica o químico responsável pela ETA, Edson Luiz Pacagnella. Ele explica ainda que, em razão de obras de manutenção realizadas na rede, podem ocorrer alterações temporárias nas regiões próximas, especialmente na turbidez e cor da água. Estas alterações são passageiras e duram poucas horas após o término das obras. Caso alterações deste tipo prevaleçam por mais tempo, o usuário deve comunicar o problema à SAECIL pelo 0800-771-6231.