O tratamento da água potável é a atividade mais conhecida da SAECIL. A água chega suja e primeiramente recebe hidróxido de sódio e sulfato de alumínio, escorrendo pelas caneleta até os floculadores. A água é agitada para misturar bem o sulfato de alumínio e formar os flocos, que nada mais são do que grãos de sujeira. A água passa então para decantadores e descansa tranqüila, sendo que os flocos aglutinados com sujeira vão para o fundo dos tanques.
A água que fica por cima é coletada para os filtros e sai límpida para um reservatório subterrâneo. Ela recebe um pouco mais de cal para corrigir a acides, o cloro e o flúor, que protege contra as caries.
Na própria estação de tratamento há três grandes reservatórios com capacidade de 2 milhões de litros cada um , mais 2 milhões de litros no reservatório Santana, outros 2 milhões no reservatório santa Rita, totalizando 10 milhões de litros de capacidade de estocagem de água tratada. Já se prepara a construção de mais dois reservatórios de 2 milhões de litros cada, um ao lado do atual Santana, outro as margens da Anhanguera para o distrito industrial.
Dos elevados para as industrias e residências, a água percorre 305Km de rede dentro da cidade de Leme.
A SAECIL cuida também da água tratada da zona rural. O bairro Taquari é abastecido por uma mina de água pura e abundante , uma das nossas riquezas. O Caju e o Taquari Ponte, cada um com seu reservatório e elevado merecem atenção e também recebem água da melhor qualidade.
Controle da qualidade é outra tarefa importante, e para isso técnicos da SAECIL estão sempre recolhendo amostras em diferentes pontos da cidade, para garantir um padrão reconhecido como uma dos melhores do pais.
A manutenção das redes é imprescindível. As redes estouram, envelhecem, diminuem seu diâmetro e isso afeta a qualidade da água que os cidadãos recebem. É preciso uma equipe alerta e, em alguns casos, até a substituição da rede envelhecida. No centro da cidade, onde a rede é mais antiga, a SAECIL está substituindo a rede antiga, evitando assim maiores transtornos para toda a população.